Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ publica edital de bolsas para o Curso Direito das Famílias e das Crianças e Jovens, na Universidade de Coimbra, em convênio com o IBDFAM

Em cumprimento a missão de formar e aperfeiçoar os magistrados fluminenses, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) publicou nesta segunda-feira (11) o edital de concessão de três bolsas de estudo para o Curso Direito das Famílias e das Crianças e Jovens, na Universidade de Coimbra. As inscrições estão abertas até o dia 08 de abril.

Em caso de mais interessados, será realizado sorteio público para a seleção dos bolsistas no dia 10 de abril. O resultado será divulgado no dia 11 de abril pelo Gabinete da EMERJ.

Poderão concorrer magistrados associados à Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), de 1º e 2º graus do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).  A formação com carga horária de 30 horas-aulas, sendo 6 horas diárias, será realizada presencialmente na Universidade de Coimbra, entre os dias 24 e 28 de junho.

A iniciativa da concessão de bolsas de estudos pela EMERJ decorre do convênio firmado pela Escola com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), com apoio da AMAERJ.

Objetivo do curso

Gerar um diferencial aos profissionais brasileiros e portugueses que atuam com o Direito das Famílias, aprimorando o conhecimento da doutrina e jurisprudência no direito comparado Brasil-Portugal.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “Enquadramento do direito das famílias, crianças e jovens”; “Filiação, co-parentalidade e multiparentalidade” ; “Mediação e Práticas Colaborativas”; “Obrigação Alimentar nas Relações Familiares”; “Sistema de promoção e proteção, e sistema tutelar educativo”; “Adoção e Apadrinhamento Civil”; “Procriação Medicamente Assistida”; e “Proteção de Dados e Direito Digital nas Relações Familiares”.

Bolsa de estudo

A matrícula no curso, no valor de € 480, será custeada pela EMERJ, na forma de reembolso ao magistrado participante no valor do câmbio do dia da referida matrícula. Para realizar pedido de reembolso, o magistrado deverá encaminhar o comprovante do pagamento da matrícula e declaração/certificado de conclusão do curso para o e-mail emerj.magistrados@tjrj.jus.br

Obrigações dos selecionados

Os comtemplados assumirão o compromisso com a EMERJ, de organizar um Curso de Aperfeiçoamento para magistrados, com a temática de Direito das Família, bem como publicar artigo em periódico da EMERJ, em até 12 meses após o término do curso.

Inscrição

Os candidatos interessados em participar do edital podem fazer sua inscrição por meio do e-mail emerj.deama@tjrj.jus.br.

Dúvidas ou informações

Através do e-mail emerj.deama@tjrj.jus.br

Clique aqui para conferir na íntegra o edital.

 

11 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)