Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Direito Imobiliário: atualidades” será tema de evento na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá no dia 11 de julho, às 09h, o evento “Direito Imobiliário: atualidades”.

O encontro, organizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura (9h)

Irão compor a mesa de abertura: o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, presidente do Fórum, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e doutor em Direito pela Unesa; e os advogados André Abelha, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim), Fábio de Oliveira Azevedo, diretor-adjunto do Ibradim-RJ, Rafael Jordão Bussière, diretor do Ibradim-RJ, e Tassia Ruschel Ibrahim, diretora-adjunta do Ibradim-RJ.

Fraude à Execução (9h30)

A palestra do painel será proferida pelo desembargador Alexandre Freitas Câmara, professor da EMERJ e doutor em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Os debatedores serão os advogados Rafael Jordão Bussière e Leandro Sender.

Locação "Built to Suit" (10h45)

As exposições serão feitas pela desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, membra do Conselho Consultivo e magistrada supervisora de Pedagogia e Ensino da EMERJ, pela professora Fernanda Paes Leme e pela advogada Caitlin Sampaio.

Locação por Curtíssima Temporada (13h45)

O desembargador Renato Sertã e o advogado Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho farão as palestras.

A advogada Tassia Ruschel Ibrahim será a debatedora.

Marco das Garantias (15h)

As palestras serão realizadas pelo desembargador Carlos Santos de Oliveira, presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis e diretor-geral do Centro de Estudos e Debates do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CEDES-TJRJ), pelo desembargador Werson Rêgo e pelo professor Fábio de Oliveira Azevedo.

Alterações Recentes na Alienação Fiduciária em Garantia (16h)

A exposição será proferida pelo o advogado Melhim Namen Chalhub, membro do Fórum, autor do Anteprojeto de Lei nº 9.514/1997 e especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os advogados Arnon Velmovitsky e Rodrigo Verdini serão os debatedores. A moderação da mesa será conduzida pelo desembargador André Luís Mançano Marques.

Coordenação Científica

A coordenação científica do encontro será de responsabilidade dos advogados Fábio de Oliveira Azevedo, Rafael Jordão Bussière e Tassia Ruschel Ibrahim.

O tema

“De acordo com o indicador ABRAINC-FIPE (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias/Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o mercado imobiliário brasileiro apresentou crescimento de 14,4% nas vendas de imóveis nos sete primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de habitações populares liderou o crescimento, com alta de 18,3% e R$ 11,9 bilhões em transações. O segmento de Médio e Alto Padrão também apresentou bons resultados, com alta de 15,1% e R$ 10,7 bilhões em transações.

A retomada do programa Minha Casa, Minha Vida foi um dos fatores que impulsionou o crescimento do segmento popular. O programa oferece subsídios e condições especiais de financiamento para famílias de baixa renda, o que torna a compra de um imóvel mais acessível.

O interesse de compradores que desejam adquirir ativos imobiliários com a expectativa de valorização futura também contribuiu para o crescimento do mercado imobiliário. A alta da inflação e a incerteza econômica levaram muitos investidores a buscarem ativos que possam proteger seu patrimônio”.

Fonte: G1

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8516

 

02 de julho de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)